1 de janeiro de 2014

Sobre Guia GURPS

Antes de qualquer outra coisa, trata-se de um movimento que visa mostrar o Gurps como ele REALMENTE é.

Uma discussão vem desde a década de 90 hoje tem muito espaço na internet (seja em Orkut, Facebook ou fóruns), adeptos de sistema defendendo o seu preferido e acusando os demais. Particularmente não vejo sistema melhores ou piores, vejo sim pessoas que se agradam/adaptam mais com "este" ou "aquele".

Mas esta discussão não é nosso objetivo, porém é fato que a fama de complexo tem reduzido drasticamente a adesão de novos jogadores à Gurps.

Nos EUA (ou seja, em inglês) o Gurps sempre contou com muito material disponível para a 3ª Edição, e mesmo a 4ª edição lançada à alguns anos já conta com uma boa quantidade de material.

Já no Brasil foram no total 15 suplementos de vários gêneros. A quantidade não é ruim, mas a demora foi grande. Quando o último foi lançado o estrago já estava feito: muitos jogadores migraram para outros sistemas, principalmente AD&D/D&D (grande quantidade de suplementos e qualidade gráfica) e Lobisomem/Vampiro (devido ao ambientação e foco em interpretação).

Na tentativa de lutar contra o preconceito lançaram o Mini Gurps visando mostrar que o sistema era simples, mas esta ação também foi tardia.

O Guia Gurps nasceu como um movimento que tem como principal objetivo conceder apoio à jogadores que continuam utilizando o sistema e, quem sabe, aproximar aqueles que tem curiosidade mas a fama de complicado os afastam de Gurps.
Mas atenção, nosso foco está em fantasia medieval.

Iremos disponibilizar resenhas sobre temas específicos, tipo de personagens (conhecidos em outros RPGs como classe de personagem), personagens prontos, opções de raças para personagens jogadores, novas armas, monstros, etc.

Nossa meta de é publicar algo no mínimo 1 vez por semana.

Além disso temos um canal aberto de comunicação, onde receberemos dúvidas e sugestões de material para ajudar os jogadores a manter suas campanhas a todo o vapor. Acesso no formulário e entre em contato.

Vamos em frente!