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na própria descrição do autor, GURPS é a abreviação de Generic Universal
RolePlaying System, traduzido oficialmente como sistema genérico e universal
de RolePlaying.
Segundo
o autor, o nome GURPS era um código para descrever o sistema que estavam criando,
até perceber que nenhum outro nome agradava mais do que o “provisório”.
A
explicação para as siglas:
“Generic”.
GURPS começa com regras simples e pode ser ampliado de modo a ter tanto detalhe
quanto você queira. Essa versão condensada apresenta as “regras básicas” com as
quais a maior parte dos GMs começam.
“Universal”.
O sistema básico de regras foi desenvolvido com ênfase no realismo. Ele pode
ser usado em qualquer situação - cenários de fantasia ou históricos; no
passado, presente ou futuro.
“RolePlaying”.
Esse não é apenas um jogo de “matar, pilhar e destruir”. As regras foram
escritas de modo a tornar possível uma boa representação — e encorajá-la. Em GURPS
você pode, durante algum tempo, fingir ser uma outra pessoa.
“System”.
Já foram publicados quase duzentos livros diferentes para GURPS, em oito línguas
diferentes (até agora). Em todo o mundo ele é conhecido e reconhecido como um
modelo de sistema de RPG.
A
estrutura básica do sistema é composta por Atributos Básicos (que determinam
nível de força, destreza, inteligência, vitalidade, percepção, etc), Vantagens/Desvantagens/Peculiaridades
(exatamente isso, coisas boas e ruins de seu personagem ou simples
características) e Perícias (em que o personagem é treinado).
Estes
três itens da estrutura estão diretamente ligados, pois para aprender uma
determinada perícia envolve um dos atributos básicos (como a perícia Escalada
que envolve o atributo DX - destreza) e pode ser influenciada por uma
vantagem/desvantagem (seguindo o exemplo, a vantagem Equilíbrio Perfeito
concede bônus na perícia Escalada).
Todas os
rolagens são realizadas utilizando dados simples de 6 faces, seja para testes de ataque (acerto e dano), defesa ou de ações
diversas (como escalar – mantendo exemplo anterior) - se é seu primeiro contato com RPG, saiba que muitos sistemas utilizam também dados de 4, 8, 10, 12 e 20 faces, cada um para uma situação.
Estas
regras são funcionais para se jogar em qualquer época, desde a era do gelo
passando pelo medieval do Rei Arthur até o futurista de Star Wars, em mundos
fantásticos como no Senhor dos Anéis ou no mundo real do nosso presente. Ao contrário de outros sistemas que possuem regras que até podem ser funcionais para o cenário proposto originalmente, mas que requerer muitas adaptações para viver aventuras em mundos/cenários distintos.
Acredito que como uma descrição básica do sistema está de bom tamanho, mas se deseja saber mais entre em contato através de nosso formulário.
LINK OFICIAL: http://www.sjgames.com/gurps/
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