1 de janeiro de 2014

O que é GURPS

Buscando na própria descrição do autor, GURPS é a abreviação de Generic Universal RolePlaying System, traduzido oficialmente como sistema genérico e universal de RolePlaying.

Segundo o autor, o nome GURPS era um código para descrever o sistema que estavam criando, até perceber que nenhum outro nome agradava mais do que o “provisório”.
A explicação para as siglas:


“Generic”. GURPS começa com regras simples e pode ser ampliado de modo a ter tanto detalhe quanto você queira. Essa versão condensada apresenta as “regras básicas” com as quais a maior parte dos GMs começam.

“Universal”. O sistema básico de regras foi desenvolvido com ênfase no realismo. Ele pode ser usado em qualquer situação - cenários de fantasia ou históricos; no passado, presente ou futuro.

“RolePlaying”. Esse não é apenas um jogo de “matar, pilhar e destruir”. As regras foram escritas de modo a tornar possível uma boa representação — e encorajá-la. Em GURPS você pode, durante algum tempo, fingir ser uma outra pessoa.

“System”. Já foram publicados quase duzentos livros diferentes para GURPS, em oito línguas diferentes (até agora). Em todo o mundo ele é conhecido e reconhecido como um modelo de sistema de RPG.

A estrutura básica do sistema é composta por Atributos Básicos (que determinam nível de força, destreza, inteligência, vitalidade, percepção, etc), Vantagens/Desvantagens/Peculiaridades (exatamente isso, coisas boas e ruins de seu personagem ou simples características) e Perícias (em que o personagem é treinado).

Estes três itens da estrutura estão diretamente ligados, pois para aprender uma determinada perícia envolve um dos atributos básicos (como a perícia Escalada que envolve o atributo DX - destreza) e pode ser influenciada por uma vantagem/desvantagem (seguindo o exemplo, a vantagem Equilíbrio Perfeito concede bônus na perícia Escalada).

Todas os rolagens são realizadas utilizando dados simples de 6 faces, seja para testes de ataque (acerto e dano), defesa ou de ações diversas (como escalar – mantendo exemplo anterior) - se é seu primeiro contato com RPG, saiba que muitos sistemas utilizam também dados de 4, 8, 10, 12 e 20 faces, cada um para uma situação.

Estas regras são funcionais para se jogar em qualquer época, desde a era do gelo passando pelo medieval do Rei Arthur até o futurista de Star Wars, em mundos fantásticos como no Senhor dos Anéis ou no mundo real do nosso presente. Ao contrário de outros sistemas que possuem regras que até podem ser funcionais para o cenário proposto originalmente, mas que requerer muitas adaptações para viver aventuras em mundos/cenários distintos. 

Acredito que como uma descrição básica do sistema está de bom tamanho, mas se deseja saber mais entre em contato através de nosso formulário.

LINK OFICIAL: http://www.sjgames.com/gurps/